JÚLIO BUENO
O que faz a riqueza e a grandeza de um país não são as suas riquezas naturais. Não é o seu clima, o seu solo, os seus rios ou são matas, responsáveis por construir um grande país. Quem constrói um país e a sua glória é o seu povo. Países como o Japão ou Israel dispõem de poucos recursos naturais, mas, mesmo assim, são países de primeiro mundo, extremamente desenvolvidos. No Brasil, muitos ainda pensam que as riquezas naturais que aqui há são alguma vantagem. Podem até ser para aqueles que as exploram e para o governo, mas nunca são para o povo. Dizem "o petróleo é nosso", mas a gasolina brasileira é cara e ruim. Os anti separatistas dizem que São Paulo sozinho não conseguiria se sustentar sem o Brasil. Quem fala isso não conhece algo chamado COMÉRCIO! Há interesse em São Paulo independente em vender, por exemplo, produtos industrializados e semi-manufaturados e comprar matérias primas do Brasil, dentro de uma relação bi-lateral de comércio, como ocorre entre todos os países civilizados do mundo. Mais uma vez, ressaltamos, quem constrói a riqueza é o indivíduo e a coletividade de indivíduos de São Paulo forma a nação Paulista, construtora, empreendedora e digna de todo o orgulho de nossa gente. O Paulista orgulhoso precisa dizer aquilo que ele sente e que está entalado em sua garganta a tanto tempo. Precisa criar coragem para falar "Eu defendo São Paulo Independente"! *O autor é secretário-geral do MSPI
3 Comentários
Mateus
30/5/2017 17:48:50
Acho interessante a proposta da emancipação do Estado de São Paulo, de tornar-se um Estado soberano. Sempre achei. Inclusive já li muitos posts aqui do blog.
Responder
allyson
7/6/2017 13:22:13
E se o Brasil sem São Paulo, por exemplo o meu Centro-Oeste do agronegócio, não se interessar em fazer comércio com São Paulo. Eu preferiria estabelecer relações bilaterais com países industrialmente mais competitivos. Afinal, nossos dólares do agronegócio poderiam comprar produtos superiores aos paulistas. basta zerer tarifas para esses países e taxar os dessa São Paulo soberana.
Responder
Romero
14/6/2017 21:43:40
Sou simpático a ideia. Porém acho que a luta deveria focar mais numa maior autonomia dos estados. O governo federal detém muito poder e os estados quase nada. Um belo exemplo são os Estados Unidos que respeitam de fato os estados federativos. Aqui temos essa eterna subserviência ao governo federal. Muita coisa poderia ser mudada para melhor , se os estados tivessem mais autonomia, inclusive em leis, podendo fazer suas escolhas dentro de suas necessidades e de seu perfil competitivo. Acho que o Brasil melhoraria sem dúvida com essas medidas. Chega de tutela federal. Abraço.
Responder
Enviar uma resposta. |
Ajude o MSPI
Arquivos
Julho 2019
As informações dispostas nesse blog, nos artigos de opinião, não representam obrigatoriamente a opinião do Movimento São Paulo Independente, sendo de responsabilidade única e exclusiva de seus idealizadores.
|