![]() CÁSSIO FORCIGNANO Em meio a maior crise mundial dos últimos 75 anos, assistimos um entrave, entre João Dória, governador de São Paulo, e Jair Bolsonaro, presidente dá República Federativa do Brasil! Dória percebendo que pode tirar alguma vantagem da situação, aproveita para atacar o presidente . Ataca não a presidência e o que ela representa, pois não fala nem na autonomia Estadual, que em um momento assim seria de grande importância, ainda mais ele sabendo que é São Paulo mesmo que responde pela maior parte da arrecadação. Dos recursos que vão para Brasília quase nada retorna, devido o nosso modelo de Federalismo capenga, que provoca grande distorção entre o poder político e o poder econômico, o que também causa à São Paulo uma anemia para enfrentar a crise do novo vírus. Mesmo São Paulo sendo um Estado rico, é impossível parar parte de sua produção, manter comércios fechados, pois como comentamos antes, infelizmente o nosso Federalismo, prejudica enormemente São Paulo, que encaminha muitos recursos para Brasília, recebendo pouco de volta, reservas que ajudariam a enfrentar a crise, estão nas mãos do poder central. Seria então o momento do Governo do Estado exigir o que lhe é de direito, porém interesses políticos não permitem tal passo . O Governo Federal, no entanto, falou em "estados independentes", e, segundo Bolsonaro, continuou falando sobre alguns governadores "faltou apenas decretar a independência!" Ou seja o presidente foi mais desafiador que o governador que mandando-se calmo, quase apático, continuou falando em tom de submissão ao poder central, mas aproveitou para, mesmo que de forma indireta se colocar, como uma saída para a crise em 2022. Em um momento tão difícil onde Dória poderia de fato defender São Paulo, parece que está mais preocupado em colocar em um futuro breve a faixa presidencial. Pior que a aproximação com a esquerda ou troca de elogios foi não ter sido duro o suficiente não com o presidente, mas com quem deveria ser, e não estamos falando de um indivíduo, uma pessoa, e sim Brasília e o que ela representa . *Membro fundador do MSPI. É professor de História e Filosofia.
4 Comentários
Ronaldo
29/4/2020 03:44:11
Infelizmente não há candidatos que façam parte da causa separatista. Deveriam focar mais na parte política do MSPI, com candidatos que são declaradamente separatistas. Também vejo que falta liderança no movimento, separatismo não se faz via blog, dá-se apenas pela luta, coragem e, se necessário, sangue.
Responder
11/5/2020 12:19:20
Eu acredito que é nesse momento que devemos nos unir e mostrar que São Paulo é mais forte que o Brasil, esse momento de pandemia apesar de triste e difícil pode ajudar a luta do MSPI a mostrar que a independência é solução sim, precisamos de mais força, precisamos sair da internet e aparecer para o povo, mostrarmos que São Paulo é forte e pode sim ser independente. Eu sou separatista, São Paulo é meu país, 9 de Julho esta para chegar, é o momento de mostrarmos que somos fortes, mesmo que venha luta, sangue, perdas, mas precisamos mostrar nossa força, e nos libertar do Brasil de uma vez por todas!!! SÃO PAULO MEUS PAÍS, HOJE E SEMPRE!!!!
Responder
Rafael
2/6/2020 03:17:37
Concordo com o que disseram. O momento pede ação real, não apenas virtual. Vejo que falta atividades que são cruciais para o separatismo no MSPI. Vocês deveriam criar canais de comunicação direta entre os participantes, além de formar núcleos regionais. Pelo amor de Deus, façam algo e não deixem o movimento morrer. 9 de julho está batendo na porta, que façam algo decente, mesmo que exista a pandemia, isso mostrará a nossa força.
Responder
Javier carrer
21/10/2020 21:35:55
Infelizmente temos um governador que não tem coragem e orgulho de nossa terra. Temos nossos costumes e perseverança. Não precisamos e não devemos passar por situações vexatórias como temos visto e sim sermos a direção atuante que sempre fomos e somos. Começar a parar de participar de problemas do Brasil e começar claramente a separar de um país medíocre e com representantes despreparados
Responder
Enviar uma resposta. |
Ajude o MSPI
Arquivos
Julho 2019
As informações dispostas nesse blog, nos artigos de opinião, não representam obrigatoriamente a opinião do Movimento São Paulo Independente, sendo de responsabilidade única e exclusiva de seus idealizadores.
|